terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Reunião com pais

Como o início das aulas se aproxima, decidi compartilhar com vocês algumas algumas dicas para que possamos ter uma reunião em paz com os pais.... espero que ajude!
Cause boa impressão na apresentação.
Superar resistências iniciais.
Criar um clima favorável.
Cortesia, atenção, simpatia.
Demonstrar sólidos conhecimentos sobre o assunto a ser tratado.
Estabelecer diálogo.
Ouvir com empatia: compreendo; Entendo o que o(a) Sr(a). quer dizer; se eu estivesse no seu lugar.
Ser assertivo, sem entrar em clima de agressividade.
Saber lidar com perguntas inesperadas.
Ouvir objeções até o final.
Iniciar pelos aspectos positivos do grupo.
Evitar comparações de alunos e classes.
Não expor o aluno.
Casos particulares devem ser tratados em atendimentos individuais.
Deixar claro, sempre que necessário, que a reunião de pais tem como objetivo tratar de assuntos referentes ao grupo.
Como os pais podem auxiliar ou orientar nas tarefas de casa.
Envolver os pais no processo de aprendizagem do filho.
Informar como os filhos estão aprendendo e para quê.
Lembre-se: os pais não esperam explanações teóricas acerca de algum tema.
A maioria deseja receber sugestões fundamentadas que ajudem efetivamente em situações diárias e não imposições de valores.
Mantenha Controle da Situação:
Evite gírias: Tá legal, oi cara, tudo em cima?
Expressões repetitivas: Né; tá; viu? Certo?
Tratamento íntimo: Meu amor, querido(a), benzinho, flor.
Expressões dúbias: Eu acho, eu penso que pode ser, talvez, quem sabe?
Condicionais: Seria, poderia, faria, gostaria.
Palavras negativas: Impossível, não; sem explicar o porquê. Eu não penso assim, foi a direção que decidiu.
Falar em nome do aluno ou dos pais errado. Aqui é assim mesmo, o senhor tem razão!
Lembre-se! A primeira impressão é a que fica e a última também.

Um comentário:

Natália Rodrigues disse...

Olá!!!Vim retribuir a sua visita ao meu blog!!!Adorei o seu cantinho!!!As dicas para reunião de pais estão ótimas!!!!Muito bom!Beijão,Natália;-)